sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Perfil: Tita Carneiro (Afetivas)

Pesquisar e atuar

Normalmente, a gente pensa em mobilização como forma de fazer a sociedade se movimentar. No caso de Tita Carneiro, a mobilização fez ela realizar deslocamentos de fato. A paraibana começou sua atuação política no começo da década passada em João Pessoa (PB), quando entrou para a Marcha Mundial das Mulheres

Psicóloga de formação, sua pesquisa de doutorado estava alinhada com sua militância, ao estudar movimentos encabeçados e geridos por mulheres. Foi com objetivos acadêmicos que ela parou no bairro de Peixinhos, em Olinda (PE). Foi nesse local que participou da fundação do Afetivas – mais detalhes sobre essa atuação serão explicados adiante. 

Casa e comida

Ainda na Paraíba, a mobilização de Tita foi incrementada com a participação da organização política Consulta Popular, da qual ainda faz parte. Nos últimos três anos, ela acompanhou uma Ocupação na cidade de Cabo de Santo Agostinho. Nesse momento, as unidades habitacionais abandonadas que foram ocupadas por mais de 200 famílias carentes durante a pandemia estão em processo de devolução, que deve ser concluído no próximo mês.

Já a história do Afetivas começa em maio de 2022, com a união de dez mulheres do bairro de Peixinhos. Elas procuravam encontrar uma saída para os apuros econômicos que a pandemia impôs ao povo pobre. 

Foi assim que decidiram atuar no ramo da alimentação, sem deixar de lado a faceta política. Afinal, elas são ligadas ao MTD-PE (Movimento de Trabalhadores e Trabalhadoras por Direitos), e alimentação é um direito básico – assim como moradia.

Afetivas

O objetivo primeiro do movimento Afetivas era encontrar um local onde as mulheres poderiam produzir marmitas. Além da geração de renda, a oferta de um cardápio nutritivo é um eixo norteador das ações do coletivo. O projeto de Cozinhas Solidárias do MTST está muito alinhado aos valores defendidos por Afetivas.

As mulheres do Afetivas começaram de fato suas atividades com uma demanda gigantesca no final de maio de 2022. Por causa de fortes chuvas na região, havia um considerável contingente de desabrigados que precisavam de alimentação diariamente. Com o intermédio de uma ONG estadunidense, as Afetivas produziam 500 marmitas todos os dias!

Atualmente, o Afetivas trabalha com encomenda de marmitas, normalmente a pedido de outros movimentos sociais. Portanto, é lógico dizer que Afetivas alimenta muitas lutas importantes em Olinda e na região metropolitana de Recife. 

Empreendedorismo afetivo

No entanto, o plano delas é ainda maior. Afetivas busca ter um ponto de venda de marmitas direto para o público, para que possam funcionar com regularidade. Nesse sentido, esperam que seus projetos sejam aprovados para aporte de fundos que darão o pontapé inicial em uma jornada muito saborosa e nutritiva. A esperança é que, agora que as cozinhas solidárias se encaminham para serem uma política pública federal, esse sonho vire realidade muito em breve.

A vertente empreendedora do Afetivas já é visível e audível. Frequentemente, o movimento organiza o evento Afetivas na Praça. De tempos em tempos, a Praça da Caixa D’Água é ocupada com cultura e empreendedorismo. É assim que Afetivas oferece ao público apresentações musicais animadas, além de uma feira em que mulheres podem gerar renda comercializando suas produções de diversos tipos.

Alimentando sonhos e projetos

Atualmente, Tita Carneiro tem como objeto de estudo a ocupação feminina na política institucional. Com seu conhecimento aprofundado tanto do social quanto do subjetivo, ela enxerga suas frentes de atuação essenciais para a construção de um futuro mais justo.

O famoso trabalho de base só é possível de barriga cheia e fica muito mais fácil quando as pessoas têm um teto assegurado. É dessa forma que ela se divide em diversas atividades, tanto na teoria acadêmica quanto na prática militante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário