Câmara Municipal de Embu das Artes elege Abel Arantes como presidente

A Câmara Municipal de Embu das Artes elegeu Abel Arantes como novo presidente. A movimentação foi uma resposta ao prefeito Hugo Prado que queria Vanessa da Saúde no cargo. A votação ocorreu de forma tranquila no último dia 10, em contraste com a ocorrida no primeiro dia do ano, na posse dos vereadores.

Na última sessão, dos 21 vereadores eleitos, onze escolheram a chapa de oposição, que será composta por Diego Paixão (vice-presidente), Índio Silva (1º secretário), Gideon Júnior (2º secretário) e Abidan Henrique (3º secretário). O presidente eleito, Abel Arantes, afirmou "não ter nada contra o novo prefeito" e que sua eleição representou um “ato de liberdade do legislativo, de independência e muita transparência”.

Os parlamentares afirmam que seguem com o executivo no apoio a sua base, ainda abertos ao diálogo.


Mesa diretora da Câmara Municipal de Embu das Artes. Crédito: reprodução/Cãmara Municipal de Embu das Artes


ENTENDA A CONFUSÃO

Com tumulto, xingamento e virada de voto, no primeiro dia do ano ocorreu a disputa entre Abel Arantes e Vanessa da Saúde (União Brasil), com dez votos para cada e uma abstenção, do vereador Uriel Biazin (PT). O desempate, portanto, dependeria de uma nova sessão.

Sendo assim, o vereador que presidiu a sessão, Abidan Henrique (PSB), convocou um intervalo de 30 minutos para a nova votação. Abidan, no entanto, iniciou a sessão em menos de um minuto provocando a ausência de muitos votos. Por conta dessa manobra, a justiça anulou a primeira decisão e no último dia 10 referendou a posse de Abel Arantes.