Igreja Brasileira destaca contribuição humanitária do Papa Francisco

 A Igreja Católica Apostólica Brasileira (ICAB) manifestou seu reconhecimento ao trabalho humanista do Papa Francisco, falecido nesta segunda-feira. As ações do pontífice foram classificadas como "uma vida, marcada por encontros, pontes e gestos de inclusão, foi expressão viva da teologia do amor encarnado — um papa que ao nosso ver tentou com suas atitudes encarnar um pouco da herança luminosa de nosso São Carlos do Brasil, profeta do ecumenismo e da dignidade humana". 

Na figura do seu presidente, Dom Lucas, a ICAB recordou a contribuição humanitária e espiritual do Papa Francisco na contemporaneidade. "À Igreja de Roma, ao Colégio dos Cardeais, aos irmãos e irmãs da fé católica espalhados pelos continentes, e a todos que encontraram nas palavras e gestos deste grande líder uma bússola de sentido e consolo, estendemos nossa comunhão fraterna em nossas humildes e sinceras orações" declarou ele por meio de uma nota de pesar.

Sua santidade, o Papa Francisco atuou de maneira singular pela tolerância, pregando a paz e a união entre os povos. No vídeo abaixo, vemos a postagem da CNN Brasil na qual Francisco se comunica com a basílica de Gaza, prezando pela saúde e segurança da Palestina:



A escolha de Francisco para o cargo mais importante da Igreja Católica foi logo após a saída de Bento XVI, que marcou época com posicionamentos mais ortodoxos. Francisco teve um comportamento acolhedor com ateus e homossexuais, por exemplo.

As crenças socialmente liberais e minimalistas de Francisco contrastavam com as visões mais tradicionais de Bento, mas Francisco disse que seu antecessor "nunca interferiu", e os dois eram frequentemente vistos juntos nos Jardins do Vaticano.

Francisco também se empenhou em promover a paz mundial e o diálogo entre religiões como pontos centrais do seu papado. Ele buscou sanar a ruptura de mil anos com a Igreja Ortodoxa Oriental, e trabalhou com anglicanos, luteranos e metodistas.

Francisco foi o primeiro Papa jesuíta e sul-americano. Será enterrado no próximo sábado, dia 26.


Francisco e Bento tiveram um bom relacionamento apesar de adotarem posturas distintas. A foto acima reproduz uma cena do filme "Dois Papas", disponível na Netflix desde 2019.