ROSALVO SALGUEIRO completa 70 anos e recebe O TÍTULO DE CIDADÃO EMBUENSE

Rosalvo ergue o seu título de cidadão honorário de Embu das Artes. Reportagem: Bessa Luna

                



Nascido em Regente Feijó, no interior de SP, filho de retirantes pernambucanos, Rosalvo Salgueiro Silva, nas décadas de setenta e oitenta do século passado, teve destacada atuação nas comunidades eclesiais de base, no movimento sindical - principalmente o bancário de São Paulo - e na resistência à Ditadura Militar que se instalou no Brasil com o golpe militar de 31 de março de 1964.

Nos anos noventa teve também papel destacado nos movimentos populares, articulando-os politicamente. Coordenou uma comissão de diálogo inter-religioso entre os militantes e formuladores da Teologia da Libertação e da Teologia Islâmica Xiita, integrada por teólogos iranianos e latino-americanos. Dessa Comissão também participou ativamente o argentino ativista dos Direitos Humanos e Prêmio Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel.




Foi ao lado de Adolfo Pérez Esquivel, que Rosalvo participou da fundação do Servicio Paz y Justicia en América Latina (SERPAJ-AL), tendo sido seu Secretário Executivo Latino-americano de 1987 a 1990.

Atualmente é Coordenador Nacional do Serviço Paz e Justiça - SERPAJ-Brasil e Conselheiro Municipal de Habitação na Prefeitura Municipal de São Paulo desde 2006, em representação dos movimentos populares, eleito por votação direta. Foi também dirigente do PSDB de São Paulo, reconhecido como um militante próximo ao vice-presidente da República Geraldo Alckmin.

Possui ainda o cargo de professor titular de Antigo Testamento do Instituto Brasileiro de Estudos Filosóficos e Teológicos da Igreja Católica Apostólica Brasileira, na área da teologia, seu compromisso social e prática ecumênica, o colocam como destacado nome da Teologia da Libertação em seu trabalho.